sábado, 5 de janeiro de 2008

The brazilian way of life


Nos Estados Unidos da América, as leis não admitem permissividade alguma, e possuem franca influência na esfera dos costumes e da vida privada. Em termos mais populares, diz-se que lá, ou “pode” ou “não pode”. No Brasil, descobre-se que é possível um “pode-e-não-pode”.

Ao estacionar o carro em local proibido, ao furar a fila em algum banco ou na telefônica, ou mesmo para adquirir um emprego sem passar por todas as formalidades previamente anunciadas, eis que surge o jeitinho.

Aparentemente inocente, simpático até, a forma de solicitar o jeitinho varia de pessoa para pessoa e de autoridade para autoridade mas em todos os casos, a essência é a mesma: burlar o estabelecido, passar por cima da lei, auferir privilégios e benefícios.

Fonte precípua de corrupção, elemento de desagregação do conceito de cidadania, crescemos com uma visão deturpada da lei. É o momento onde a "Lei da Selva" que é a do mais forte, e também a "Lei Gérson" de sempre querer levar vantagem, toma a dianteira e solidifica o sentimento de que a lei deve ser para os outros, não para nós mesmos, e que a lei somente deve ser invocada se em benefício próprio, em contraposição com o benefício da sociedade como um todo.

Jogo de cintura ou corrupção? Como viver neste país, sobreviver ao jeitinho e continuar sendo ético?

Obs: A casa da mãe Joana agradece à dupla dinâmica, unidos por um Brasil decente!

(Fred)

3 comentários:

Unknown disse...

Realmente vivemos em um país, onde fazer o errado "parece" ser o mais certo... e este jeitinho brasileiro é um câncer que a sociedade carrega, onde não se pode saber até onde ele irá. Por que quando se põe a vantagem contra a ética, meu amigo...

Parabéns pelo blog, abraço!

Zé(d's) disse...

tudo o que você disse sobre o Brasil está correto. Mas não vamos fechar os olhos para os problemas externos. Dizer que não é assim nos EUA é uma incoerência. Não nos esqueçamos que nosso querido Presidente do Planeta(Seu Jorge Bucha) foi eleito na base do Jeitinho, em um escândalo de urnas na Flórida, estado à época governado pelo seu Irmão Jeb Bush, vejam só... Até hoje o prêmio nobel Al Gore, e candidato democrata da época, contesta aquelas eleições.

Unknown disse...

Zé, vale lembrar que isso aconteceu depois que o bush nos fez uma visita, aprendeu por aqui