segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

América e o Mundo para os americanos


Muito se vem especulando sobre o grande crescimento chinês nos ultimos anos. Seria ingenuidade, senão ignorância, negar que a China vêm crescendo de modo brilhante e "assustando" as atuais potências mundiais, porém, esquece-se de que atualmente, a própria China vem sofrendo com os alarmantes problemas sociais, além dos "espirros" da economia estadunidense.

Com os Jogos Olímpicos, a China vai atrair a atenção do planeta, entretanto, corre um grande risco. Além da fabulosa e impressionante estrutura tecnológica que deverá ser apresentada para receber o evento, será impossível não notar os graves problemas "sociais" do país, como o desrespeito aos direitos humanos, a imensa poluição de rios e afluentes, a grotesca falta de liberdade, entre outros, que o país "esconde" do mundo.

Em relação aos norte-americanos, a dependência do mercado mundial é fato. Se os estadunidenses deixassem de consumir em shoppings por exemplo, a economia mundial seria abalada de modo terrível. Todos dependemos dos norte-americanos, inclusive nossos colegas orientais.

Os Estados Unidos são o maior pólo financeiro do mundo, existem cerca de 800 mil instituições financeiras, incluindo bancos, seguradoras e imobiliárias. O setor financeiro emprega mais de 13 milhões de pessoas nos Estados Unidos - 7,8% da força de trabalho nacional - e é responsável por cerca de 19% do PIB nacional.

E que me desculpem os radicais, vulgos "anti-estadunidenses", mas nossos amigos ali de cima, independente do quão arrogantes vocês os classificam, dominam o mundo e continuam "pisando" em suas cabeças.

(Fred)

Nenhum comentário: