quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Internetês, um mal desnecessário

Muito se tem discutido ultimamente sobre todos os tipos possíveis e imagináveis de influência da internet na formação do jovem contemporâneo, assunto esse, irônicamente ignorado pelos mesmos. É cada vez mais comum, observar-se em redações, tanto em níveis de ensino fundamental e médio até universitário, abreviações, gírias, repetições e erros ortográficos demasiadamente preocupantes.

A Internet foi o meio de comunicação que mais rapidamente se expandiu no mundo. As tecnologias de informação e comunicação na Internet disponibilizam o acervo de bibliotecas digitais e virtuais, expandindo, desta forma, os limites do ensino e de pesquisa.

A leitura, processo intrinsecamente ligado à escrita, faz parte do desenvolvimento humano. Além disso, aglomera aspectos ideológicos, culturais e filosóficos que irão compor o pensamento humano exigindo, conseqüentemente, uma posição crítica do "ser" leitor. Entretanto, o adolescente, por sua vez, considera a leitura das obras literárias como uma atividade "penosa".

A leitura ainda, é uma das conquistas da espécie humana em seu processo evolutivo, até porque a plenitude da razão está vinculada ao acúmulo de observações, leituras, mentes de gerações que ja se foram e que nos passaram através da palavra oral ou escrita. A cultura é este acúmulo de informações armazenadas em diferentes etapas evolutivas e que se traduzem em instrumento que nos faz entender as condições de que possamos dispor para projetar nossos sonhos e tentar transformá-los em realidade.

A questão é: Como anda o seu léxico?

(Fred)

Um comentário:

Zé(d's) disse...

vou roubar esse texto pra mim... danke shon!

ps. vou para de comentar enquanto vcs não alterarem a janela de comentários para "POP UP", e não tirarem essa merda de palavra de confirmação!