quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Entrevista

Como cidadão, independente da minha indignação e desprezo pelo governo atual do país, estou atônito e preocupado com o nível de cultura geral do jovem brasileiro.
Tomei a iniciativa de fazer pesquisas sobre o assunto, tive a oportunidade de entrevistar dois
psicólogos formados e graduados pela PUC que trabalham em áreas diferentes dentro da psicologia e um grande amigo, melhor aluno do meu colégio desde os tempos do ensino fundamental que eu tenho uma grande admiração e respeito.

1- Atendo-se as classes média e alta da sociedade brasileira atual, porque você acha que mesmo com a facilidade de se obter informação através dos meios de comunicação, como: internet, livros, revistas, televisão e etc, a cultura geral do jovem é pequena?

- Exatamente pela facilidade em se obter informação, os jovens de hoje não dão o adequado valor a cultura, aliado também à preguiça e acomodação.

- Considero que a raiz do problema vem da repressão cultural ocorrida a partir do período da ditadura militar e se estende até hoje, onde o cidadão inculto é facilmente controlado e dominado pelo estado. Além da falta de esforço e interesse em formar conhecimento. A maioria dos jovens têm um certo preconceito pelo conhecimento e pela cultura, e os que se interessam acabam sendo descriminados.

- A cultura do jovem é baixa porque infelizmente, eles procuram nos meios de comunicação citados, instrumentos que não geram nenhum tipo de crescimento e amplitude de seus conhecimentos.

2- Que notas (de 0 a 10) você daria aos investimentos em educação do governo Lula e Fernando Henrique?

- Daria nota 5,0 a ambos.

- Daria 7,0 ao Fernando Henrique e 2,0 ao Lula.

- Daria 7,0 ao Fernando Henrique e 3,0 ao Lula.

3- Qual o papel da escola e da família na educação do jovem?

- O papel da família seria "estruturar" o jovem, os pais devem ensiná-los o "certo e o errado" e prepará-los para a convivência social. A escola deve preparar o jovem para o mercado de trabalho, é o local onde ele aprende na prática a conviver socialmente e por si só faz a distinção do "certo e errado".

- A família e a escola precisam "conhecer o saber" para valorizá-lo, senão a situação permanecerá
pobre como na atualidade.

- O papel da escola é oferecer um bom "aprendizado" para que o jovem adquira um bom conhecimento pedagógico para bem instrumentá-los em sua vida futura. A família deve acompanhar os flihos desde o nascimento para oferecer todos os recursos possíveis em todos os aspectos.


(Fred)

Nenhum comentário: